Powered By Blogger

terça-feira, 27 de março de 2012

EXERCÍCIO MALFEITO PODE TER EFEITO CONTRÁRIO






Nunca se esqueça que assim como tomar remédio sem orientação médica, fazer exercícios sem orientação de um profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA também pode prejudicar ainda mais sua saúde.
Aqueles que sabem ou desconfiam que o sedentarismo esteja matando cada vez mais pessoas no mundo, buscam soluções para prevenirem este mal, que assola a humanidade. A modernidade nos trouxe muitos benefícios, mas é a grande incentivadora da inatividade física.
Movimentos por menores que sejam, estão sendo abolidos da sociedade moderna. Trocar o canal, lavar roupa, até já é possível fazer compras no supermercado por meio de telefone ou internet. Se a falta de tempo é um problema, maior ainda é o leque de doenças que vem acompanhando o sedentarismo. Não estamos apenas tentando incentivar você frequentar uma academia ou fazer exercícios por você mesmo.
Mas pense um pouco mais em você, em sua saúde. Não seria bom ir ao médico para se consultar e constatar uma saúde perfeita? Fazer apenas um trabalho preventivo economizaria tempo, dinheiro e com certeza muitos aborrecimentos. Algumas pessoas, por sinal muitas, já estão se exercitando, sejam nas ruas, em praças, na própria residência e por motivos diversos: por falta de dinheiro para bancar uma academia, um clube ou um personal trainer; por falta de tempo; por simplesmente preferir atividades ao ar livre ou na comodidade de sua casa... Mas todos tiveram uma razão para se iniciar na prática.
Seja porque já aconteceu algum abalo em sua saúde ou porque conseguiu ser sensibilizado a cuidar dela. Mas cuidado se sua intenção é iniciar-se na atividade física agora, faz-se necessário antes dar um pulinho em seu médico (cardiologista, ortopedista, clínico geral...) e fazer alguns exames. Depois você vai precisar de uma avaliação física, em uma academia de confiança ou com algum profissional de educação física de sua confiança.
A avaliação e orientação te dirão muitas coisas sobre você: percentual de gordura e massa muscular, problemas posturais, resistência muscular. A partir desta avaliação geral de sua saúde e seu condicionamento inicial, estará apto a começar a mexer-se. Mas ainda assim, cuidado!
Nossa saúde vale muito e não podemos brincar com ela. Exercitar-se, ter um hábito alimentar saudável e saber lidar com o stress diário, não é apenas uma receita de alguns e nem nenhum milagre. É necessário dedicação e perseverança. Portanto, cuide-se bem e sempre! BOM TREINO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário