quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MUSCULAÇÃO NO VERÃO





É um tipo de exercício contra resistência, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis.

Vantagens:

Trabalha a musculatura esquelética. Aumenta a massa muscular e reduz o percentual de gordura, dependendo da dieta. Melhora a coordenação motora. Fortalece ligamentos e tendões reduzindo o índice de lesões. Trabalha a postura corporal. Previne contra doenças do tipo osteoporose e artrose. Ajuda a evitar a perda muscular que ocorre a partir dos 25 anos, principalmente depois dos 50 anos. Pode ser feita em qualquer idade, desde que tenha acompanhamento de um profissional habilitado da área da Educação Física. Os idosos podem obter muitos benefícios da musculação.

Riscos:

Todos os exercícios devem ser feitos de forma correta. Caso contrário, podem ocasionar rompimento de ossos, músculos ou ligamentos, além de dores na coluna e desvios de postura. Neste caso, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. Gasto calórico médio Em torno de 300 kcal/h, mas este valor pode ser bem maior dependendo do sexo, idade, metabolismo, intensidade do treino e condicionamento físico da pessoa.

BOM TREINO!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ATIVIDADE AERÓBICA: VIDA EM MOVIMENTO





Toda atividade física o ajudará a melhorar sua saúde, apenas carregar a sacola de compras exige saúde cardiovascular, flexibilidade, força e resistência! Portanto, não faça pouco caso do valor de cada tipo de atividade. Praticar exercícios é ainda a melhor alternativa para manter corpo e mente sadio. Condicionamento físico não é apenas um estado do corpo, é um estado de espírito.

Você pode acrescentar um pouco mais de atividades físicas na sua rotina diária, faça algo todos os dias. Estes tipos de exercícios também são chamados de “aeróbicos”, porque utilizam oxigênio para produzir energia necessária para a realização das atividades.

· Estacione seu carro na vaga mais distante.

· Suba as escadas em vez de pegar o elevador.

· Ande a pé ou de bicicleta por alguns quarteirões para fazer suas atividades diárias.

· Desça do ônibus alguns pontos antes e ande o resto do caminho.

· Carregue você mesma as compras do supermercado.

O que são?

A maioria dos estudos sobre os benefícios de exercitar-se é baseada na aeróbica. Exercícios aeróbicos envolvem o uso dos grupos de músculos grandes, em repetições contínuas de movimentos que aumentam consideravelmente o ritmo cardíaco. Além de melhorar a eficiência de seu coração, sua circulação sanguínea, rendimento físico e respiração.

Atividades aeróbicas incluem caminhadas em passo acelerado, corridas, natação, ciclismo, tênis, jazz, dança, etc. Exercícios feitos em esteiras, bicicletas, step, cama elástica entre outros, e não há substitutos para estas atividades, se tratando em perca de calorias e gorduras.

Então o que você está esperando?
Mexa-se!!

ENTENDA POR QUE SENSAÇÃO DE CALOR CONTINUA MESMO APÓS EXERCÍCIO





Sensação de calor após exercícios é um tema mais complexo do que parece. Dissipação retardada de calor e reparação tecidual pode ser algumas das causas.

É um dia frio e você acabou de terminar uma cansativa sessão na academia, suando em cima de uma esteira. Ou numa aula de spinning. Ou nadou quilômetros na piscina. Ou acabou de terminar uma longa corrida ou um duro percurso de bicicleta.

Agora você tomou um banho e trocou de roupa. Parou de transpirar, mas ainda se sente quente. Subitamente, sua casa fria e seu escritório não parecem mais tão gelados.

Pesquisadores de atividades físicas costumavam dizer que isso era um bônus do exercício --que você queima calorias não só enquanto se exercita, mas também por horas depois de parar, até mesmo pelo resto do dia. O exercício, eles diziam, tem um efeito significativo sobre a perda de peso graças ao chamado consumo de oxigênio em excesso pós-exercício.

Mas então apareciam aqueles "do contra", relatando que esse efeito era apenas um mito. O ritmo metabólico volta ao normal logo que o exercício chega ao fim, informaram pesquisadores.

Ainda assim, muitos que se exercitam insistem que deve haver alguma mudança em seu metabolismo. Se não, por que eles se sentiriam tão quentes? Se não é um ritmo metabólico acelerado, então o que é?

Paul Laursen, fisiologista de desempenho da Academia de Esportes da Nova Zelândia, compete nos triatlos Ironman. Os exercícios prolongados e intensos fazem parte de sua vida. Ele sentiu o efeito continuado, diz ele, após uma recente corrida de bicicleta de 90 milhas (cerca de 140 km).

"Era uma grande sessão de treino com amigos, os níveis de testosterona estavam altos, e estávamos todos tentando ultrapassar uns aos outros nas subidas", escreveu Laursen por e-mail. "Foi como se eu estivesse com febre pelo resto do dia. E continuou durante a noite. Minha esposa dormiu com uma coberta, mas eu quis somente o lençol. Meu corpo parecia uma fornalha".

Acontece que não existe uma resposta fácil para por que pessoas como Laursen se sentem tão quentes.

"De uma coisa temos certeza: seu metabolismo vai às alturas quando você se exercita", afirmou Nisha Charkoudian, professora de fisiologia na Faculdade de Medicina da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota.

"Então, quando você para, o fato interessante --e que não compreendemos-- é que sua temperatura corporal fica alta por cerca de duas horas."

Intensidade

O efeito depende muito da intensidade de seu exercício. "Se você sai para uma caminhada, sua temperatura não sobe tanto", disse Charkoudian, mas ao correr intensamente por uma hora, você pode ter o que se parece com uma febre: uma temperatura de aproximadamente 38ºC.

É um efeito que Glenn Kenny, professor da Escola de Cinética Humana e Ciências da Saúde da Universidade de Ottawa, passou anos pesquisando. Ele construiu uma máquina de US$ 1 milhão --a única do mundo, segundo ele-- que pode medir alterações minuto a minuto na perda de calor corporal.

Ela se parece com uma lata gigante. O indivíduo se senta em seu interior e pedala numa bicicleta reclinada. O dispositivo pode detectar a quantidade de calor dissipada pelo corpo do indivíduo a cada momento do exercício, e a cada momento do descanso pós-exercício, sob diferentes condições temperatura do ar maior ou menor, mais ou menos umidade.

A partir de experimentos com o dispositivo, Kenny descobriu a razão para o estado febril que aparece quando a temperatura básica do corpo está elevada: isso não ocorre porque você continua queimando calorias no mesmo ritmo do exercício, mas porque o corpo tem dificuldade em se livrar do calor adicional que foi gerado durante a sessão. A dissipação de calor é acentuadamente reduzida após o exercício: por algum motivo, o corpo simplesmente não consegue eliminar o calor extra que ganhou.

Kenny imagina que o efeito esteja relacionado aos efeitos do exercício sobre o sistema cardiovascular. Porém, mesmo se sentindo quente, você não está queimando mais calorias, diz ele, e portanto não irá perder mais peso.

Metabolismo

De outros estudos, onde mediu ritmos metabólicos, ele descarta afirmações de que o exercício também poderia elevar a taxa com que as pessoas queimam calorias nas horas subsequentes. Ele descobriu que qualquer efeito sobre o metabolismo pós-exercício era tão pequeno que chegava a ser imensurável, e tão passageiro que acabava em até cinco minutos depois da interrupção. Seus participantes, porém, não eram pessoas como Laursen.

Os participantes do Joseph LaForgia eram. Ou eram, pelo menos, atletas experientes. LaForgia, um fisiologista de atividades físicas da Universidade do Sul da Austrália, diz que as pessoas que se exercitam intensamente --fazendo corridas frequentes, por exemplo-- podem sentir um efeito metabólico prolongado. Suas taxas metabólicas podem subir e permanecer altas por sete horas depois do fim dos exercícios.

Mesmo assim, as calorias adicionais queimadas representavam cerca de 10% das calorias queimadas durante os exercícios intensos. Quanto às pessoas que se exercitavam moderadamente, como faz a maioria, o pequeno aumento no metabolismo não durou mais de duas horas e acumulou apenas 5% da quantidade queimada no exercício. E como uma sessão modesta de exercícios queima muito menos calorias que uma sessão intensa, as pessoas que se exercitavam moderadamente acabavam com uma queima adicional subsequente muito pequena.

Mas isso ainda deixa uma dúvida. Se sua taxa metabólica aumenta levemente, por que você se sentiria mais quente por até sete horas após uma malhação longa e intensa?

LaForgia diz não ter estudado as sensações de calor, e Kenny diz que se alguém se sente quente por tanto tempo, esse não seria um efeito da dissipação retardada de calor.

Em vez disso, a sensação poderia ser causada por outro efeito do exercício --os esforços do corpo em reparar sutis danos nos tecidos, causados por toda aquela atividade. O sistema imunológico pode entrar na jogada, assim como as enzimas que reparam músculos e precisam de energia produtora de calor.

Talvez os efeitos geradores de calor da reparação de danos sejam o motivo para Laursen ter chutado as cobertas naquele noite, após seu percurso de 90 milhas (cerca de 140 km).

Se esse for o caso, ele provavelmente não estava queimando muitas calorias extras. Porém, mais uma vez, a longa pedalada pelas montanhas da Nova Zelândia havia queimado mais do que o suficiente.

fomte: educacaofisica.com.br

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011: FAÇA DE TUDO PARA PERDER PESO





Perder peso é uma meta que está sempre presente nas nossas promessas de fim de ano. Vira e mexe, a gente estipula um peso e raramente consegue alcançá-lo. O mais engraçado é que as desculpas são as mesmas. Produtos lights são muito caros, academia toma tempo e dinheiro... Contudo, achamos uma maneira para fazer com que todos os seus argumentos desapareçam!

Para quem não sabe, perder calorias é muito mais fácil do que se pode imaginar. Simples movimentos que fazem parte da nossa rotina possa se transformar em fortes aliados. Confira as dicas que preparamos especialmente para te ajudar a alcançar sua meta de emagrecer em 2011!

- Arrume a cama calmamente, procurando caprichar em cada item. Se você conseguir demorar 5 minutos, eliminará 17 calorias antes mesmo de tomar o café da manhã.

- Viu uma sujeirinha no chão? Corra, pegue a vassoura e aproveite para varrer outros cantos da casa, já que a cada 5 minutos nesta atividade você elimina 18 calorias.

- Tudo bem que passar roupa é uma das atividades mais chatas que existem. Porém, se você passar uma peça por dia e demorar 5 minutos para conseguir fazer isso, acabará com 21 calorias.

- Esfregar o chão também não é nada fácil, porém é muito recompensador. Imagine você lavando a sua área por 5 minutos e se livrando de 24,5 calorias!

- Porém, se quiser partir para a briga, corra para a pia. Lavar a louça por 30 minutos significa um gasto de 160 calorias.

- Se ainda acha pouco, vá para o tanque! Esfregue as roupas ou o tênis por 30 minutos e acabe com 200 calorias que insistiam em ficar no seu corpo!

- Fora de casa, uma boa opção é fazer compras. Se o mercado estiver cheio, então, melhor ainda! A cada 30 minutos de compras você elimina 100 calorias.

- Lavar o carro também é uma ótima dica! Durante 20 minutos você perde 130 calorias!

- E, finalmente, se você é apaixonado por cachorros, trate de dar muitas voltinhas com seu cãozinho. Um passeio rápido, de 30 minutos, já significa menos 200 calorias!

Agora, controle sua alimentação e... Você vai emagrecer sem perceber!

Fonte: http://suadieta.uol.com.br