Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de março de 2012

IMAGEM CORPORAL E EXERCÍCIO FÍSICO






A prática regular de exercício físico é associada a inúmeros benefícios para a saúde e a qualidade de vida. Indivíduos, fisicamente ativos, tendem a apresentar menores incidências de doença coronariana, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes mellitus não-insulino dependente, obesidade e algumas formas de câncer. Em contrapartida, excesso de peso ou de gordura corporal é acompanhado de uma maior morbi-mortalidade.
Recentemente, tem aumentado a prevalência de sobrepeso e obesidade, especialmente nos Estados Unidos, onde a proporção de adultos obesos quase dobrou, passando de 12% para praticamente 22,5% 13. No Brasil, dados recentes já sinalizam prevalências crescentes de excesso de peso e de obesidade, com 31% e 7%, respectivamente, para homens e de 26% e 12%, nas mulheres, representando um aumento considerável em relação à década de 80, quando apenas 4,5% dos homens eram obesos, demonstrando não ser este um problema exclusivo dos países desenvolvidos. Enquanto isso, os níveis de frequência de atividade física permanecem extremamente baixos, tornando relevante a busca por um estilo de vida saudável, através do combate ao sedentarismo e ao excesso de peso.
Por outro lado, não há dúvidas que mulheres adultas tendem a se considerar com excesso de peso quando, em verdade, possuem pesos corporais compatíveis com suas respectivas alturas. Já os homens jovens desejariam pesar mais e apresentar músculos muito mais desenvolvidos. Hipotetizando é possível que o grau de insatisfação com o peso corporal influencie no modo como esses jovens adultos se percebem em termos da relação peso e altura corporal, idealizando uma imagem corporal ideal.
A imagem corporal é a representação mental do nosso corpo, é a forma como vemos e pensamos o nosso corpo,  também é a forma como acreditamos que os outros nos vêem. A necessidade de emagrecer ou conseguir um “corpo perfeito” pode impedir que se tenha uma consciência de si mesmo, o que leva a uma batalha interna que causa angústia e sofrimento.
A satisfação corporal é um processo de desenvolvimento continuo e ativo que se reestrutura permanentemente, influenciada por um conjunto de experiências sensoriais.
Lembre-se que aparência saudável é algo positivo. Isso significa estar bem descansado, não forçar seu corpo além do seu limite, se alimentar de maneira saudável e ter tranquilidade, deixando de lado o perfeccionismo exagerado.

BOM TREINO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário