sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

EXERCÍCOS E VARIZES




Sabemos que a doença venosa (varizes) é causada pelo enfraquecimento, desgaste ou injúria nas válvulas das veias das pernas e que na maioria das vezes são de origem desconhecida e apresentam caráter hereditário. Alguns fatores como sedentarismo, obesidade, permanecer longos períodos de pé ou mesmo sentado, estimulam o desenvolvimento das varizes.
Os exercícios aquáticos são bastante indicados para a doença venosa: Natação e hidroginástica - a pressão hidrostática e a diminuição do efeito da gravidade na água favorecem o retorno venoso e a caminhada e exercícios dentro da água estimulam a circulação venosa.
 Caminhadas: o movimento de flexão do pé (tíbio-társico) e a contração das panturrilhas são extremamente benéficos para a circulação e respiração.
 Corridas: são muito benéficas, porém devem ser feitas por pessoas com uma avaliação criteriosa do coração e da pressão sangüínea, e utilizar tênis e roupas apropriadas.
 Exercícios em academias e com carga (aeróbica, bicicleta, musculação, dança, dança de salão) favorecem o retorno venoso com ativação da articulação tíbio-társica e a das panturrilhas, porém não devem ser impactantes ou com carga excessiva (utilizar pouca carga e maior número de repetições, sempre com orientação profissional).
 É apropriado que as atividades físicas sejam regulares, isto é, no mínimo três vezes por semana, evitando os exercícios de “fim-de-semana” que só causam lesões musculares.
 Exercícios pouco indicados: maratona, fisiculturismo (halterofilismo), jump, voleibol, basquetebol, tênis, squash, canoagem, hipismo, aeróbica de alto impacto, pois dificultam o retorno venoso ou mesmo agravam a doença venosa por aumento excessivo da pressão dentro das veias.
 Caso já se tenha doença venosa instalada (varizes) é recomendado que se faça os exercícios com as meias elásticas compressíveis, estas recomendadas por profissional qualificado, pois irão melhorar o retorno venoso devido a uma maior compressão das panturrilhas e, após os exercícios, repousar alguns minutos com as pernas elevadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário