quarta-feira, 14 de julho de 2010

TREINAR NO FRIO QUEIMA MAIS CALORIAS QUE NO CALOR




Estamos no inverno e esta é a melhor hora para entrar na academia e chegar ao verão com tudo em cima.

Isso porque vários estudos comprovam que, quando o corpo é submetido a baixas temperaturas, ele queima mais calorias para manter a temperatura corpo estável.

No inverno os cuidados precisam ser redobrados, principalmente na questão do alongamento e aquecimento, porque o alongamento antes da atividade física serve para preparar a musculatura para a realização do exercício e depois é importante para o relaxamento muscular. Quanto ao aquecimento deve-se fazer de 10 a 15 min de esteira ou bicicleta, para aumentar a temperatura corporal, preparando a musculatura e articulações para a prática de outras atividades.

Além do aquecimento e alongamento, é interessante se proteger do frio com roupas adequadas que podem ser retiradas durante o exercício com o aumento da temperatura corporal. Dentre elas, se encontram tecidos próprios para a prática de atividades físicas que são encontradas em lojas de esportes.

O exercício físico proporciona inúmeros benefícios vitais às pessoas, melhora do condicionamento físico, ou seja, aumenta-se a capacidade de “trabalhar” do sistema cardiorrespiratório, a resistência muscular geral e localizada se desenvolve juntamente com a força, flexibilidade, agilidade, conseguindo com tudo isso um melhor equilíbrio corporal e coordenação motora. Além disso, saúde e bem estar, dentre outros uma série de benefícios como: diminuição da pressão arterial, diminuição do estresse psicológico, aumento do colesterol HDL (colesterol bom), facilitação da correção de vícios posturais (citose, lordose), favorecimento do controle da osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário