Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de março de 2010

O QUE É SEDE?





SEDE é uma sensação de caráter geral, iniciada por estímulos originados dentro do próprio organismo e não do meio ambiente. Os estímulos são detectados por receptores através de impulsos inatos que garatem a sobrevivência e gera a motivação que impele o organismo a providenciar aquilo o que lhe falta. A satisfação do impulso elimina a origem da sensação de caráter geral. Os sintomas da sede podem ser dividos entre falsa sede, quando esta é eliminada umedecendo-se a mucosa da boca e verdadeira sede, quando este procedimento alivia, mas não cessa os sintomas.

Por que sentimos sede?

A água que temos em nosso organismo, possui uma enorme quantidade de sódio dissolvido. Quando perdemos líquido pela urina, pelo suor ou ainda na forma de vapor, pela respiração; aumenta a concentração desse mineral no sangue. O cérebro, ao notar o excesso de sódio, estimula a produção de certos hormônios, pela glândula hipófise, que desencadeiam a inconfundível e desagradável sensação de sede.

Por que sentimos sede quando estamos de ressaca?

Quando ingerimos álcool, a tendência é que a substância seja eliminada através da urina. Isso pode levar a desidratação do organismo. A sede é uma resposta à necessidade corpórea de repor o líquido perdido.

Como é um composto prejudicial ao bom funcionamento das células, o álcool se torna altamente diurético. "Por isso, o organismo tenta eliminá-lo de alguma forma", explica o gastroenterologista da Fundação Riograndense Universitária (Furg), Antônio Silva.

De acordo com o especialista, as bebidas com maior teor alcoólico agravam a desidratação. O médico afirma que tomar água com a bebida diminui os efeitos da ressaca no dia seguinte.

"Ao tomarmos água intercalada com bebida, ajudamos o organismo a se hidratar. Ao mesmo tempo, bebemos menos, pois reduzimos a capacidade do estômago de receber líquido”.

Marco Augusto Teixeira

Um comentário: