Powered By Blogger

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

JOGOS E BRINCADEIRAS



A aula de educação física pode auxiliar o conteúdo programático do professor de sala de aula, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Alguns exercícios:

Português:

Material Jornal

ü Corrida de jornal _ cada aluno com duas folhas de jornal, percorrer uma extensão estabelecida pelo professor, o aluno deverá se deslocar na sala (ou pátio) pisando somente neste jornal.

ü Com uma das folhas que foi utilizada, o aluno deverá amassar e fazer uma bola de jornal para jogar no cesto de lixo tentando fazer cesta.

ü Com a outra folha, o aluno deverá cortar a folha de jornal com as mãos palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas.

ü Cortar a folha de jornal com as mãos palavras e montar frases, seu nome, nome do colega, etc...

Anagrama _ em grupo ou individual

ü Escrever o maior número de palavra com a sílaba determinada pelo professor, com a letra determinada, com a sílaba tônica, etc...

ü Cada aluno escreve uma sílaba qualquer em uma folha, ao comando do professor, os alunos caminham pela sala ou espaço livre e procurando formar palavras aleatórias.

Estafetas

ü O professor coloca em um lugar determinado vários papéis com sílabas escritas de forma aleatória. Os alunos serão divididos em dois grupos, dispostos em colunas, uma ao lado da outra. Ao comando do professor, o primeiro aluno, de cada coluna, sairá correndo até onde estão as sílabas e pegara uma voltando a sua coluna, para que seu colega faça o mesmo, sairá vencedor a coluna de alunos que formar o maior número de palavras.

ü O mesmo jogo, trocando as sílabas por palavras. Os alunos deverão formar frases.

Computador

ü O professor escreve na lousa as letras do alfabeto, os alunos poderão ir até a lousa para escrever(tocando os dedos) uma palavra, ler o que o colega escreveu ou escrever uma frase.

Matemática:

ü Corrida dos números

· Equações

· Formar conjunto

ü Estafetas

· Equações

· Grupos

ü Piques

· Formar Grupos

· Formar conjuntos

· Par / Impar

· Adição / Subtração

· Multiplicação / Divisão

ü Jogo da Velha

Utilizando cones ou outro tipo de marcadores, o professor divide dois times e os próprios alunos serão as peças do jogo.

ü “Dinheirinho” _ O professor pede para que os alunos façam uma bolinha de jornal ou papel com as mãos, esta bolinha será o “dinheirinho”, caminhando pela sala ou pátio aleatoriamente fazendo mímica sem poder dar sequer um ruído, mas tentando fazer com que o colega sorria se conseguir pega o “dinheirinho” do colega, mas se for ao contrário terá de repassar o “dinheirinho” para o colega.

Jogos Cantados: professor Bahia

ü Casa do Zé

ü Passarinho

ü Vê se anda

ü Caranguejo

ü Boneco Pirulito

ü Mariposa

Geografia / História

ü Papel / Caneta ou Lápis _ Formar dois grupos.

· 1º grupo escreve o nome de um estado

· 2º grupo escreve o nome de capitais de estado.

o Ao comando do professor os alunos caminham pela sala ou pátio aleatoriamente procuram encontrar o estado e sua capital correspondente.

ü Troca de esquina

· Pontos cardeais

· Nome de estado

· Troca de direção

ü Contar História (palavra chave) – igual ao “corre cutia”

ü Barreira do Som – contar história através de mímica.

ü F/V – 2 fileiras (história; estado / capital).

3 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG, MUITO SHOW, ABRAÇOS
    SANDRO MOREIRA

    ResponderExcluir
  2. olá! vi que foi colocado umas musicas do professor Bahia. Estava tentando localizar um site ou um contato com ele mas pela internet não consegui. vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir