terça-feira, 27 de outubro de 2009

TÉCNICAS DO HANDEBOL


Manejo da Bola

O Handebol é um jogo muito simples, semelhante ao futebol, porém jogado com as mãos. No Handebol:
· A bola deve ser deslocada através de passes;
· O atleta também pode conduzir a bola, dando até três passos para depois passá-la ou arremessá-la. Esta maneira de conduzir a bola permite ao jogador maior velocidade, segurança e naturalidade nos movimentos.

Vejamos agora como receber a bola:

Recomendações para a recepção da bola
· Receba a bola sempre com as duas mãos.
· Erga a cabeça, olhando a trajetória da bola.
· Mantenha os braços semi flexionados para amortecer o impacto da bola.
· Incline um pouco o tronco em direção à bola.
Assim que recebe a bola, o jogador deve segurá-la prendendo-a fortemente entre os dedos, pois do contrário corre o risco de perdê-la. De posse da bola, naturalmente os adversários tentarão tomá-la.
Quando um adversário tentar tomar-lhe a bola, o jogador puxa-a para junto de seu corpo, protegendo-a.
Veja como proteger a bola:
Mas atenção: não é permitido ficar mais que três segundos segurando a bola sem movimentá-la. Assim, para evitar a perda da bola, muitas vezes é necessário passá-la a um companheiro.

PASSES

O passe pode ser executado com as duas mãos, porém o melhor é fazê-lo com uma das mãos devido ao tamanho da bola e à liberdade de movimentos que ele permite.
O passe frontal é o mais comum e o mais fácil de ser executado.

O passe frontal picado serve não somente para enganar o adversário como também para dificultar-lhe o trabalho de interceptação da bola, principalmente se ele for alto. Observe:
O passe baixo é usado para distâncias curtas. Deve ser executado quando o jogador está de costas para a defesa e precisa manter a bola bem protegida.


Recomendações para o Passe

· Mantenha sempre a bola fortemente segura nas mãos.
· O braço deve estar alto, normalmente com o cotovelo mais elevado que o ombro.
· Braço e antebraço devem formar um ângulo de 100 a 110 graus.
· No final do passe, há ligeira rotação do tronco.
O jogador que estiver com a bola pode também querer conduzi-la. No Handebol, assim que o jogador recebe a bola pode dar até três passos com ela na mão. Em seguida poderá:
· Passá-la ou arremessá-la;
· Ainda bater uma ou mais vezes a bola no chão, dar mais três passos e só então arremessá-la ou passá-la.

FINTAS
Fintas são movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o adversário.
As fintas são muito usadas para escapar dos adversários durante a condução da bola, fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um passe, interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa.
Fintas para garantir a posse de bola:
Outro tipo de finta é o passe de costa, muito utilizado para se penetrar na defesa adversária e chegar a uma posição adequada ao arremesso.
Conduzindo a bola, utilizando fintas e passes as equipes chegam perto da área do goleiro e se preparam para fazer o arremesso ao gol.


ARREMESSOS
Para arremessar a bola ao gol, usa-se a mesma técnica do passe, porém empregando com mais força e velocidade e procurando enganar o goleiro quanto à direção da bola. De preferência a bola deve bater primeiro no chão, bem próxima às balizas, pois isto dificulta a defesa. No handebol, o goleiro mais rebate as bolas do que as agarra exatamente porque vêm com força e velocidade.

Arremesso Simples

Neste tipo de arremesso, o jogador leva o braço do arremesso para trás e impulsiona a bola com todo o corpo. Ele inicia a impulsão com rotação do tronco no mesmo tempo que leva o braço do arremesso para a frente. Finaliza com flexão do pulso. A bola deve passar acima dos ombros e próxima à cabeça.
O arremesso simples pode ser usado para atingir a meta adversária de longa distância, nos locais de difícil defesa para o goleiro.




Arremesso com salto
O arremesso com salto permite que o jogador, no arremesso longo, consiga se sobrepor ao bloqueio do defensor ou se aproximar da baliza, tornando mais fácil a marcação do gol. Para realizar este arremesso, é necessário tomar grande impulso.
Pode acontecer que, ao arremessar a bola, o jogador salte de fora para dentro da área de goleiro, fazendo o gol. Neste caso o gol será válido, pois o jogador não toca na linha de goleiro antes de fazer o arremesso.

Arremesso com queda para a frente
Esse tipo de arremesso é usado pelo jogador quando está próximo à linha da área de goleiro e na cobrança do tiro de sete metros. O jogador joga o corpo para frente e arremessa a bola antes de chegar ao chão. Amortece a queda apoiando as mãos no solo e flexionando os braços.
Quando este tipo de arremesso for utilizado na cobrança do tiro de sete metros o jogador não poderá tirar o pé do chão até que a bola seja arremessada. O goleiro, porém, poderá movimentar-se a vontade e avançar até a linha de 4 metros.

10 comentários:

  1. obg por me dar o assunto do trabalho de ed fisica ok

    ResponderExcluir
  2. tmb tinha q fazer trabalho d ed.física

    ResponderExcluir
  3. a exatamente oque e o
    precisava para o me o
    trabalho gostei muito

    ResponderExcluir
  4. Gostei tb pq eu precisava muito fazer o trabalho de Educação Física e me ajudou bastante , parabéns

    ResponderExcluir
  5. Educação fisica aa prof pedio ! legal :-)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. esse texto é igual o material da minha aportilha! ki sem graça :p

    ResponderExcluir