Powered By Blogger

terça-feira, 18 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DE PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE





Mais do que nunca os idosos estão investindo nos avanços da medicina e em uma vida mais ativa para se manter longe dos problemas que antes eram relacionados à idade. Mas, para se viver a chamada “melhor idade” plenamente, é fundamental a prática de exercícios físicos!

Os benefícios de incluir exercícios na sua rotina são muitos. Dentre eles, o aumento da densidade de minerais ósseos, o que auxilia no tratamento da osteoporose, por exemplo, e a conquista de mais vitalidade e força para exercer as atividades diárias, como descer e subir escadas, ir ao banheiro sozinho, sentar e levantar.

Os exercícios físicos ajudam a diminuir a intensidade de doenças cardiovasculares e hipertensão e, ainda, diminuem os riscos de infarto, AVC e diabetes, principalmente para aqueles que já apresentam pré-disposição para a doença. A melhor tática é optar pela combinação de exercícios aeróbicos com os exercícios de força.

Com a idade, é maior o risco de depressão ou outras doenças causadas por questões emocionais. Ao se manter em plena atividade o idoso consegue espantar este tipo de doença e se mantém em contato com o mundo. Ele cuida da saúde e da mente ao mesmo tempo.

Os idosos demandam uma atenção maior de seus professores. O controle das cargas e a intensidade dos exercícios devem ser monitorados constantemente pelos profissionais de educação física.

Por isso, a dica é tentar frequentar as academias fora de seus horários de pico, aproveitando a flexibilidade de horário que este grupo de pessoas costuma ter, e se cercar de todos os cuidados necessários. A escolha de profissionais habilitados e competentes é que garantirá que os exercícios surtirão o efeito desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário