Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de abril de 2010

GORDURA VICIA?



Um estudo publicado na revista Nature Neuroscience, realizado pelo Scripps Research Institute, do estado da Flórida, Estados Unidos, chegou à conclusão de que comer alimentos altamente calóricos e ricos em gorduras pode causar vício, da mesma forma que drogas como heroína e cocaína.

Para os estudiosos que pesquisaram durante três anos com camundongos, uma dieta com alimentos gordurosos viciaram os animais, pois eles perderam o controle sobre o hábito alimentar comendo bem mais do que precisavam e se alimentando mesmo quando induzidos a não o fazerem.

Essas regiões do cérebro vão respondendo cada vez menos aos estímulos, o que fez com que os camundongos comessem cada vez mais, tornando-se obesos.

O mesmo teste foi realizado com heroína e cocaína, e os ratos responderam da mesma forma.

A descoberta mostra que certos alimentos podem desencadear a compulsão por comida e a obesidade também em humanos, levando a uma forma de vício em comida praticamente impossível de ser combatida com a dieta.

Ao estudar os mecanismos que levam a compulsão, foi descoberto que um receptor denominado D2 responde a dopamina, um neurotransmissor relacionado ao prazer, como o provocado por drogas ou comida. Quando existe o consumo, por exemplo de cocaína, o cérebro fica cheio de dopamina, processo idêntico ocorre com comidas gordurosas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário