segunda-feira, 1 de março de 2010

PRISIONEIROS DA CADEIRA





Excelente a entrevista: PRISIONEIROS DA CADEIRA, com o Endocrinologista James Levine da Clínica Mayo, em Rochester, nos EUA, publicado no jornal O Globo de 28/02/2010. Nela o endocrinologista faz uma análise evolucionista da questão biomecânica e motora, afirmando que nossos antepassados tinham uma vida mais ativa e com isso, queimavam mais calorias. Faz um paralelo com a vida atual e, consequentemente, o trabalho, dizendo que a forma na qual vivemos atualmente permite maior acúmulo de gordura.

O especialista, é autor do livro “Mexa-se um pouco, emagreça muito”, publicado no Brasil pela editora Rocco. Conta com uma fascinante descoberta: as pessoas que se movimentam mais queimam até 350 calorias extras por dia – o equivalente a 15 kg por ano. Por isso, acredita a epidemia de obesidade ligada à obesidade estaria diretamente ligada à imobilidade do homem moderno. E que ir à academia ou mesmo fazer uma corrida matinal, permanecendo sentado e comendo sem controle o restante do dia não elimina o risco de desenvolver riscos para a saúde como problemas cardíacos e diabetes, por exemplo.

O médico termina sua entrevista assim: “Nossos ancestrais queimavam tudo o que ingeriam se deslocando, buscando alimento, procurando abrigo, se reproduzindo – eles caminhavam de 6 a 8 km a mais do que nós andamos hoje”. “Alteramos a nossa maneira natural de viver e nos aprisionamos em cadeiras atrás de computadores”. “A solução deve ser nos tornarmos naturalmente mais ativos”.

Dicas de movimento de James Levine:

Para o especialista, ir para a academia é muito bom, mais, além disso, é preciso mudar hábitos, como:

  • Se puder vá caminhando para o trabalho, se não for possível estacione o carro alguns quarteirões de distância ou desça em um ponto antes.
  • Tente subir de elevador até um andar antes do seu e suba o restante de escada, quando descer vá pela escada.
  • Crie uma nova forma de fazer reuniões com mais movimento, ao invés de ficar o tempo todo sentado.
  • Procure usar o telefone em pé.
  • Procure caminhar durante uma parte da hora do almoço. Junte os amigos e faça um passeio ou vá para academia.
  • Adicione 20 minutos de caminhada antes do jantar. Ou retome o velho hábito de dar uma volta depois de jantar.


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