terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VINTE MINUTOS CONTRA O ESTRESSE


Vinte minutos de atividade física moderada por semana já ajudam a combater a depressão leve e o estresse. Não se trata nesse caso, de utilizar o exercício como aliado para a manutenção da saúde e sim para o bem estar psicológico. Um estudo publicado na conceituada revista “British Journal of Sport Medicine” investigou o tempo necessário para revigorar e estado emocional. Reduzir aquilo que os pesquisadores chamam de “sofrimento psicológico”. O trabalho realizado na Escócia pode beneficiar toda a população mundial.

A atividade física feita com prazer é um antídoto contra o sofrimento. E a relação das atividades analisadas é generosa, pois inclui caminhada, corrida, musculação, pedaladas, esportes coletivos e até jardinagem. Na verdade, qualquer atividade física feita com prazer é fundamental para o bem estar e revigorar o espírito.

Vinte minutos por dia é um tempo ínfimo, mas os próprios autores do estudo lembram que temos tantos compromissos que muitas vezes, esquecemos de reservar uns minutinhos para nós mesmos. E aí, um tempo, por menor que seja, faz realmente diferença.

Mas, vale lembrar que se o seu objetivo é melhorar também suas funções orgânicas, como músculos e capacidade aeróbica, esses vintes minutinhos não serão suficientes, é preciso um pouco mais por dia, principalmente se seu objetivo for melhorar seu condicionamento físico geral. Não existem fórmulas mágicas sobre o tempo de praticar exercícios, por isso devemos procurar os profissionais especializados para uma melhor orientação.

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