segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

EMPUNHADURA, PEGADA, AJUDA EM MUSCULAÇÃO



FORMAS DE EMPUNHADURA

Refere-se ao posicionamento das mãos em relação aos ombros.

· ABERTA: Mais aberta do que a amplitude dos ombros

· MÉDIA: Aproximadamente na mesma amplitude dos ombros

· FECHADA: Mais fechada que a amplitude dos ombros

FORMAS DE PEGADA

Refere-se ao posicionamento das mãos e dedos em relação à barra ou aparato.

SUPINADA: Na “posição anatômica “ a palma das mãos fica voltada para fora ou para frente.

PRONADA: Na “posição anatômica” a palma das mãos fica voltada na direção do corpo ou para trás.

NEUTRA: É a pegada intermediária entre a pegada supinada e pronada

ALTERNADA: A palma de uma das mãos é direcionada para fora e a outra na direção do corpo

PEGADA ENVOLVENDO O APARATO C/ O POLEGAR: mais utilizada em exercícios de “puxar” oferecendo firmeza na execução do exercício.

PEGADA COM O POLEGAR POR DETRÁS DA BARRA: mais utilizada em exercícios de “empurrar” não sobrecarregando os músculos, tendões e ligamentos do antebraço.

FORMAS DE AJUDA NA MUSCULAÇÃO

• Deve-se acompanhar o movimento anatômico do exercício

• Utilizar o mínimo de ajuda possível, o suficiente apenas para não permitir a parada total da repetição nos pontos críticos de execução

• Prestar atenção o tempo inteiro no aluno que esta treinando da primeira a última repetição

• Estimular o aluno

• Orientar e corrigir a execução quando esta estiver falha

AJUDA NA MÃO

· Recomenda-se, por exemplo, em exercícios como Rosca Scott ou Tríceps

· Testa, oferece mais sensibilidade para poder aplicar a ajuda no momento preciso. É importante não machucar a mão do executante, caso gere desconforto optar por outro tipo de ajuda.

AJUDA NA BARRA

Recomenda-se para exercícios como o Supino Reto e Pulley Costas. No caso do Supino Reto, pode optar por uma Pegada Supinada (pouca ajuda) onde somente terá a participação da articulação do cotovelo, ou uma Pegada Alternada (muita ajuda), onde teremos a participação de outras articulações com a dos ombros e quadril.

AJUDA NAS ARTICULAÇÕES OU EXTREMIDADES

Na execução de exercícios como o desenvolvimento com halteres, optamos pela ajuda na articulação dos cotovelos, caso exista insegurança ou desconforto utilizar outro tipo ajuda. Em exercícios como Mesa Flexora a ajuda nos calcanhares pode oferecer boa sensibilidade ao ajudante.

AJUDA NAS PLACAS

Este tipo de auxilio pode ser bastante útil, por exemplo, em exercícios como no aparelho Gravitron onde não ocorra o desequilíbrio das placas quando tocadas.

AJUDA NO CABO

A ajuda no cabo deve ser utilizada somente quando não for alterar o padrão de execução, sendo indicada em exercícios como Remada Baixa ou Tríceps no Pulley.

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