segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

EXERCÍCIOS E PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE







A prática de exercícios é importante para a saúde dos ossos. Exercícios regulares na infância e na adolescência permitem maior probabilidade de atingir o pico da densidade óssea do que a inatividade.
Quanto maiores as demandas aplicadas em seus ossos, tanto mais fortes e densos eles serão. Atividade reduzida ao longo da sua vida pode contribuir para uma massa ou densidade óssea mais baixa. A Fundação Nacional da Osteoporose mostra que 2 tipos de exercícios são importantes para a constituição e manutenção da massa e densidade ósseas:
· Sustentação de carga
· Resistência
Exercício de Sustentação de Carga
O exercício de sustentação de carga é aquele em que seus pés sustentam seu peso, incluindo:
· Andar
· Dançar
· Subir escadas
· Esportes com raquetes (tênis)
Natação e andar de bicicleta não são exercícios de sustentação de carga.
Treinamento de Resistência
O treinamento de resistência envolve o uso de força muscular para aumentar a massa muscular e força óssea. Inclui levantamento de peso e exercícios com pesos livres.
Precaução Consulte seu médico antes de iniciar qualquer prática de exercícios. Se estiver debilitada, se sofreu uma fratura, se cai frequentemente ou se foi diagnosticada presença de osteoporose, atenção especial deve ser tomada, pois neste caso recomenda-se um programa de exercícios mais adequado.

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