quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MÉTODOS E SISTEMAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA



Escolas de Ginásticas
 Sueca
 Francesa
 Alemã
 Calistenia
Escola Sueca (Método Sueco)
PER HENRIK LING (1776-1839)
• Pai da ginástica sueca
• Inspiração na ginástica Grega, direcionado para os homens
• Trabalho rígido e estático
• Esperava obter através da ginástica racional e científica, uma raça liberta do alcoolismo e da tuberculose
DIVISÕES DA GINÁSTICA SUECA
 Ginástica Militar
 Ginástica Médica
 Ginástica Estética
 Ginástica Educativa
GINÁSTICA EDUCATIVA
• Objetivo segurar a saúde
• Evitar vícios posturais e enfermidades, fazendo com que ocorra o desenvolvimento normal do indivíduo.
GINÁSTICA MILITAR
Tinha como base o trabalho educativo e acrescentava exercícios militares como:
• Tiro
• Esgrima
• Lançamentos
GINÁSTICA MÉDICA
Apoiada nos movimentos pedagógicos e visava através de movimentos especiais, eliminar vícios ou defeitos posturais e prevenir certas enfermidades.
GINÁSTICA ESTÉTICA
• Também apoiada nos movimentos pedagógicos, para seguir uma linha de trabalho, no sentido de:
• Desenvolver o organismo harmonicamente, com atividades que proporcionem beleza e graça ao corpo.
PRINCÍPIOS: GINÁSTICA SUECA
• Legislador da estética aplicada aos movimentos corporais
• Preocupou-se com a execução correta dos exercícios
• Princípio básico o desenvolvimento natural e harmônico do corpo
• Ser acessível a todos
• Sessões de ginástica um “Estado de alegria”
• Desenvolver o corpo de forma regular com exercícios bem orientados (dos mais simples aos mais complexos)
• Consiste em um dos fundamentos básicos da Ed. Física:
• Desenvolvimento domínio afetivo
• Progressão pedagógica
• Necessidade da prática regular de atividades físicas.
CONTRIBUIÇÕES DA GINÁSTICA SUECA
• Ênfase a estética e a formação corporal
• Técnica: ritmo, soltura e trabalho estruturado
• Metodológica: imagens, verbais, o comando e a música
• Prática: flexibilidade, preocupação com a prevenção e correção de posturas
• Ênfase na destreza e melhor aproveitamento do tempo e mais qualidade do trabalho

ESCOLA FRANCESA (MÉTODO FRANCÊS)
• FRANCISCO AMOROS (1770-1848)
• Pai da ginástica francesa
• Método baseado na disciplina Militar, com objetivo de preparar soldados para guerra
QUATRO LINHAS DE TRABALHO
• Ginástica Civil e Industrial
• Ginástica Militar
• Ginástica Médica
• Ginástica Cênica
ESCOLA ALEMÃ
• FREDERICK LUDWIG JAHN (1778-1825)
• Criador da Ginástica Moderna, hoje conhecida ginástica olímpica
• Inventou os aparelhos: Com barra fixa, paralelas, cavalos e plintos.
CARACTERÍSTICAS
• Evidenciava a progressão pedagógica
• Música
• Ritmo, Inspiração, Expressão de sentimentos
CALISTENIA
ORIGEM
– Palavra de origem grega
– Significa
• kallós - belo,
• sthenos - força
• + o sufixo ia.
– Significa cheio de vigor e força
– Busca da harmonia do corpo através dos exercícios
• Oriunda do século XVIII
• Reconhecida como uma forma de exercícios físicos, sistematizados e exercitados de forma a utilizar todos os segmentos corporais
INFLUÊNCIAS
• É um sistema que sofre forte influência das contribuições da área médica.
• Destaque para o
Dr. Dio Lewis
– Propôs um sistema de ginástica para melhorar a condição física dos americanos
DIVULGAÇÃO DA CALISTENIA
• Introdução da calistenia na América Latina
– Associações Cristãs de Moços
– Colégios Americanos.
• Associada a uma concepção de homem saudável e forte psicológica, mental, intelectual e moralmente.
MÉTODO
• Sistema de exercícios
– Que valorizava as técnicas de construção de exercícios com atividades ritmadas,
• Atividades
– Abrangiam todas as partes do corpo humano e os exercícios eram bem lineares.
• Obedecia a curva do esforço fisiológico
– Volume
– Intensidade
– Duração
• Os exercícios eram progressivos
– Iniciam com séries simples
– Avançam para as séries mais complexas
• Exercícios que incidiam fortemente
• Sistema Respiratório
• Sistema Cardiovascular
– Vez que eram progressões que exigiam adaptações
• No consumo do O2
• Na capacidade do coração em bombear o sangue
• Na melhor utilização das fontes energéticas.
Sessões de Treinamento
– Grupo I : dos braços e pernas
– Grupo II : região postero - superior, tronco
– Grupo III : região posterior-inferior do tronco
– Grupo IV: região lateral do tronco
– Grupo V: Equilíbrio
– Grupo VI: região abdominal
– Grupo VII: Exercícios de marcha como saltitos, trote curto, passos de dança
– Grupo VIII: Ombros e costas (Relaxamento).
Sessões de Treinamento
• As sessões iniciam e finalizam com MARCHA
– Inicial: Aquecimento
– Durante: Manutenção da faixa de treinamento
• Final: Relaxamento

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