Powered By Blogger

terça-feira, 27 de outubro de 2009

HANDEBOL





O Handebol é fácil, porque não oferece a menor dificuldade ao iniciante, podendo ser jogado logo ao primeiro contato. Além disso, não exige equipamentos complicados. Você pode organizar uma partida de Handebol, se dispuser de uma área livre, duas balizas e, naturalmente, de uma bola adequada.
Embora o handebol não apresente muita dificuldade para ser jogado, é um dos desportos mais completos. Isto porque apresenta qualidades excepcionais para a formação do indivíduo, tanto sob o ponto de vista esportivo, quanto educacional.
O Handebol desenvolve ao mesmo tempo: resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem. E como é um desporto coletivo onde todos os participantes se esforçam para atingir o mesmo objetivo, favorece o desenvolvimento do espírito de cooperação e o sentido de grupo.
Agora que você já leu o texto, observe abaixo as idéias principais sobre o Handebol:
· É um desporto coletivo, de equipe;
· É um dos desportos mais fáceis, mas também dos mais completos;
· É fácil por que:
- não oferece dificuldade ao iniciante;
- não exige equipamentos complicados (basta uma área livre, duas balizas e uma bola).
· É um dos desportos coletivos mais completos porque contribui para a boa formação do indivíduo;
· Desenvolve no jogador ao mesmo tempo: resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem;
· Do ponto de vista educativo a principal qualidade do Handebol é a de desenvolver o espírito de cooperação e o sentido de grupo.
Saltar, correr e arremessar são as três bases atléticas do Handebol. Isto equivale a dizer que o salto, a corrida e o arremesso são as principais “ações” do jogador de Handebol.
Estas bases atléticas oferecem excelentes resultados, no sentido do desenvolvimento da musculatura do tronco, das espáduas e dos braços que exigem bastante vigor da parte superior do corpo.
Além disso, se examinarmos o Handebol sob o ponto de vista de agilidade pode observar que ele também exige do participante um maior nível de qualidades físicas, principalmente nos arremessos que testam a perícia daqueles que o praticam.
No Brasil, encontra-se bastante difundido o Handebol de salão, no meio estudantil, inclusive no universitário.
O Handebol de salão ou de sete é uma adaptação do Handebol de campo ou de 11, para ser jogado em quadras menores. O sucesso dessa adaptação foi tão grande que, atualmente, o Handebol de salão é um desporto olímpico, disputadas por equipes, tanto masculinas quanto femininas.
Muito bem, já leu? Vamos, então, fazer uma síntese do que foi lido sobre o Handebol.
· As bases atléticas do handebol são três: saltar, correr e arremessar;
· O Handebol oferece excelentes resultados no desenvolvimento da musculatura do tronco, das espáduas e dos braços;
· Em termos de agilidade, o Handebol exige um maior nível de qualidades físicas, principalmente nos arremessos;
· No Brasil se pratica o Handebol de salão ou de 7, principalmente no meio estudantil, inclusive no meio universitário;
· O handebol de salão ou de 7, foi adaptado do Handebol de campo ou de 11, com objetivo de poder ser praticado em quadras de dimensões menores;
· O Handebol é um desporto olímpico, disputado por equipes masculinas e, também femininas.
Você já ficou conhecendo algumas vantagens que o Handebol oferece, tanto numa perspectiva esportiva como educacional. Vimos também algumas características do handebol. Mas ainda temos que saber muito sobre o Handebol.
O texto que se segue pretende ainda, dar a você, algumas informações básicas sobre o Handebol. Leia atentamente.
Uma equipe de Handebol é composta por quatorze jogadores. Desses quatorze jogadores, dois são, obrigatoriamente, goleiros. Na quadra, só poderão estar jogando, ao mesmo tempo, sete elementos de cada equipe.
Você já deve ter concluído que uma equipe de Handebol completa conta sempre com 7 reservas e que, desses 7 reservas, um é sempre goleiro.
Será que ficou bem claro? Vejamos outra vez: uma equipe de Handebol jogando ao mesmo tempo, na quadra, terá sete elementos (dos qual um é goleiro).
No Handebol, como no futebol, o objetivo é fazer gol.
Os jogadores jogam a bola com as mãos e/ou qualquer parte do corpo, acima dos joelhos. Somente o goleiro, dentro da sua área defendendo o gol, pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, inclusive com os pés.
No Handebol, não há posições definidas. Todo jogador que estiver de posse da bola passa a ser atacante, inclusive o goleiro. Quem perde a posse de bola, torna-se automaticamente defensor.
O objetivo da defesa é, naturalmente, impedir que o adversário faça gol. Para isso, é necessário marcar os atacantes, procurando interceptar seus passes e nunca deixar um adversário livre para o gol.




Leia e tente guardar na memória:
· Número de jogadores da equipe de Handebol:

- na quadra = 6 + 1 goleiro = 7 elementos
- na reserva = 6 + 1 goleiro = 7 elementos
TOTAL = 12 + 2 goleiros = 14 elementos

· Objetivo do Handebol - fazer gol;
· O Handebol é jogado com as mãos ou qualquer parte do corpo, somente o goleiro poderá usar os pés, quando estiver dentro de sua área, defendendo o gol;
· No Handebol quem está de posse da bola é atacante; quem perde a posse da bola é defensor;
· A defesa procura interceptar os passes do atacante, para que ele não consiga fazer gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário