quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EXERCÍCIOS FÍSICOS MELHORAM A SAÚDE DE PACIENTES COM CÂNCER





Pacientes com câncer que participam de programas de exercícios físicos regulares apresentam melhorias significativas na saúde física e mental, de acordo com pesquisadores canadenses da Universidade de Alberta e do Alberta Cancer Board.

O diagnóstico de câncer e seu tratamento são geralmente associados a efeitos colaterais negativos, que diminuem a qualidade de vida. Os estudos demonstraram consistentemente que exercícios físicos após o diagnóstico de câncer trazem um efeito positivo para a qualidade de vida, incluindo bem-estar físico, funcional, psicológico e emocional.

Foram avaliados casos de câncer de mama, leucemia, tumores sólidos, câncer de cabeça e pescoço, de colo-retal e da infância. As descobertas foram publicadas na revista especializada: “Annals of Behavioral Medicine”.

Pacientes que fizeram uso de bicicleta ergométrica, caminhada ou exercícios de resistência foram acompanhados durante um mínimo de 12 semanas até um ano.

Os pacientes demonstraram melhoras significativas em medidas como resistência, força muscular e coordenação, bem como em fatores psicológicos como ânimo, auto-estima e satisfação com a vida.

Porém, os pesquisadores advertem que os efeitos dos exercícios podem não ser extensivos aos outros tipos de câncer que não tenham sido avaliados, tais como próstata, pulmões, rins, bexiga e útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário