Powered By Blogger

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

EXERCÍCIOS FÍSICOS: MITOS E VERDADES





Quem nunca sonhou com um corpo definido, uma barriga tanquinho e um bumbum completamente torneado. Mas, apesar de levar os exercícios físicos muito a sério, algumas pessoas não conseguem conquistar estes objetivos. O grande problema é que, ao longo do tempo, foram criados alguns mitos sobre a prática de atividade que, por mais que os especialistas tentem explicar, não são compreendidos. A seguir algumas afirmações sobre os mitos e verdades dos exercícios físicos.

Estou malhando com frequência e me alimentando bem, mas continuo engordando.

Mito. Quando uma pessoa pratica exercícios com regularidade, ela ganha peso magro e diminui sua gordura corporal. Na balança, essa inversão muitas vezes não é percebida, mas, sem dúvidas, é notada quando a pessoa veste suas roupas, pois há diminuição nas medidas.

Para ter uma barriga tanquinho é preciso fazer abdominais todos os dias.

Mito. Os músculos da barriga não são diferentes dos demais e assim como os outros grupos musculares, precisam de 24 a 48 horas de descanso para ficarem fortes e enrijecidos. Além disso, não adianta fazer intermináveis séries de abdominais se a pessoa tem muita gordura na barriga. O exercício abdominal enrijecerá o músculo, mas ele ficará escondido atrás da gordura. Sem exercício aeróbico a gordura continuará no mesmo lugar.

É preciso malhar todos os dias para ganhar músculos rapidamente.

Mito. Os músculos precisam descansar de 24 a 48 horas para se recomporem. Ao malhar todos os dias, a possibilidade de ocorrer uma contusão ou outro problema muscular é muito maior. O ideal é alternar musculação com exercícios aeróbicos.

Os homens têm mais facilidade para ganhar massa muscular.

Verdade. Graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos dos homens se definem com mais rapidez do que nas mulheres. Dessa forma, os resultados da prática esportiva na ala feminina demoram mais tempo para aparecer e são mais sutis.

Quanto maior a dor após o treino, melhor o resultado.

Mito. Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho muscular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredo para um programa de musculação eficaz é o aumento constante dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios (número de repetições ou séries) ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas).

Como quero perder peso, o ideal é malhar sem comer.

Mito. O corpo precisa de energia para funcionar. Sem comer, o corpo armazena gordura para conseguir se manter em funcionamento.

Musculação exige alimentação diferenciada.

Depende. Para aumentar a massa, o corpo precisa de maior consumo de energia, vinda dos carboidratos, das proteínas e dos sais minerais. Se o cardápio do dia a dia for rico em nutrientes, não há necessidade de suplemento alimentar. Caso contrário, o ideal é buscar ajuda de um nutricionista.

Fonte: www.uol.suadieta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário