quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CORRIDA: BEM ESTAR FÍSICO E PSICOLÓGICO





Emagrecer, sentir-se mais saudável e simpático, fazer novos amigos. Conquistas alcançadas graças à corrida? Sim, garantem muitos adeptos deste esporte.

O primeiro ganho da corrida é o aumento da capacidade cardiorrespiratória, em torno de 4 semanas aproximadamente, correndo 3x por semana. A corrida também fortalece abdome e as pernas, além de melhorar a mobilidade nas articulações, a coordenação motora e a oxigenação cerebral.

A primeira recomendação dos profissionais de educação física para quem deseja começar a fazer atividade física em geral, principalmente à corrida, é procurar um médico, para fazer um check up (exames apropriados indicados pelo médico). Tendo uma confirmação positiva de seu médico, o profissional de educação física poderá formular uma planilha adequada de exercícios para iniciar um treinamento de corrida.

A corrida dá prazer, eleva a autoestima e faz a pessoa se sentir melhor, mais bonita e disposta.


10 MANDAMENTOS PARA A CORRIDA

  1. Esteja certo que você está bem preparado correr a distância determinada.
  2. Treine adequadamente para desenvolver seu potencial.
  3. Seguir as regras de uma nutrição adequada (procure um nutricionista).
  4. Manter a hidratação adequada antes, durante e depois da corrida. (beba água).
  5. Fazer alongamento e aquecimento antes da corrida e alongamento depois.
  6. Vista-se de acordo com o clima.
  7. Use tênis adequados e confortáveis.
  8. Observe as condições da pista.
  9. Corra no seu ritmo. Um pique no fim da corrida pode lesionar músculos.
  10. Escute seu corpo. Diminua o ritmo se for o caso. Sinta-se bem correndo.

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