Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONTROLE SUA FREQUÊNCIA CARDÍACA DURANTE OS EXERCÍCIOS



A gente sua, luta contra o nosso próprio corpo, tudo para conseguir um bom desempenho na academia. Mas, o que poucas pessoas percebem é a importância de monitorar o seu batimento cardíaco. Para algumas delas, o número de vezes que o coração bate por minuto pode representar um risco para a saúde. Para ajudar no controle da frequência durante as atividades aeróbicas ou anaeróbicas, a melhor opção é adotar um aliado indispensável: o Medidor de Frequência Cardíaca, Frequencímetro.

O que é um Frequencímetro?

É uma fita que pode ser colocada na altura do peitoral, envolvendo toda a circunferência do tórax e um relógio que mede os batimentos do coração. A cinta presa ao peito conta os batimentos cardíacos e repassa as informações ao receptor.
Alguns têm funções como: zona alvo de treinamento, hora, cronômetro, timer, despertador, informações das calorias consumidas durante o exercício, consumo máximo de oxigênio, índice de massa corporal, entre outros. O aparelho registra todas as etapas e variações do exercício.
É aconselhável uma avaliação funcional com o profissional de educação física para determinar os valores de frequência cardíaca que deverão ser mantidos durante o treino. Estes valores irão variar em função da idade, nível de condicionamento físico e objetivo. Em muitos casos o aparelho é utilizado por atletas que pretendem atingir um resultado satisfatório no treinamento, aumentar o volume de massa, diminuir o peso corporal e o percentual de gordura.
Para atender o limite do corpo durante um treinamento, o Frequencímetro tem sido muito utilizado com uma eficiência comprovada cientificamente. Tudo depende do nível de capacidade aeróbica e nível de condicionamento do indivíduo. Antes de iniciar qualquer atividade ou exercício físico é necessário consultar um médico para uma avaliação clínica. O Frequencímetro pode ser utilizado por qualquer pessoa, em especial por aquelas com problemas cardíacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário