Powered By Blogger

terça-feira, 27 de abril de 2010

O QUE É IMAGEM CORPORAL?


Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. É o conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas pelo individuo, onde o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado.
O desenvolvimento da imagem corporal encontra paralelo no desenvolvimento da identidade do próprio corpo, tendo relações com os aspectos fisiológicos, afetivos e sociais. É um processo que ocorre durante toda a vida. A construção da identidade corporal é sempre um processo em construção. As primeiras experiências infantis são fundamentais no desenvolvimento da imagem corporal, mas as experiências e o explorar do corpo nunca param.
O conceito de beleza e saúde corporal vem sofrendo muitas mudanças. No inicio do sec. XX a mulher desejada era mais farta de gordura em seus quadris, coxas, barrigas e mamas. Com o passar desse século, inicia-se uma corrida incessante pelo corpo magro, atlético e formas mais definidas, essa busca faz com que corpo vire sinônimo de poder e aceitação social acarretando no crescimento da insatisfação com o próprio corpo.
Essa insatisfação ganha força com a mídia que impõe padrões de beleza praticamente inatingíveis, através de corpos perfeitos, práticas alimentares inadequadas, mulheres esqueléticas e homens musculosos. Esse bombardeio da mídia afeta principalmente as mulheres, pois essas são mais vulneráveis as pressões externas, sendo assim, apresentam um maior risco para o desenvolvimento de distúrbios relacionados à imagem corporal.

VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM SUA IMAGEM CORPORAL?

Estou fazendo uma enquête, para saber se as pessoas estão satisfeitas ou não com sua imagem corporal. Observe com atenção quadro abaixo, nele você encontrará várias silhuetas tanto de mulheres quanto de homens com uma numeração para referência.

Anote os números fazendo duas (2) perguntas:

• Qual silhueta você se ver?

• Qual é a silhueta que você gostaria de alcançar?

Depois de anotar e observar sua imagem corporal mande suas observações nos comentários sobre o assunto no blog.
Na resposta, não precisa mandar seu nome, somente o sexo e sua idade.

CONTO COM VOCÊS, AMIGOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário