Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CORRER COM TÊNIS APROPRIADO OU CORRER DESCALÇO?











O jornal “O GLOBO” publicou no dia 28/01/2010, uma matéria onde um estudo em Harvard (EUA), de responsabilidade do Dr. Daniel Leiberman sobre correr com tênis apropriado ou correr descalço, avaliou pessoas que corriam cerca de 20 km por semana no Quênia e nos EUA. Os pesquisadores observaram que as pessoas que corriam descalços tinham uma pisada diferente das pessoas que corriam calçadas, pois descalços as pessoas tinham uma “pisada frontal”, ou seja, com a parte frontal dos pés. Já 75% dos corredores calçados tocavam o solo com os calcanhares, pois os tênis ofereciam um conforto melhor para seus pés.
O estudo também mostrou uma menor incidência de lesão na região lombar da coluna vertebral e proporcionando aumento da força e do volume muscular da panturrilha dos corredores com a “pisada frontal”, pois estes tinham uma pisada mais suave no solo. Mas o estudo não mostrou, que correr descalço e/ou correr calçado com a chamada “pisada frontal”, pode sobrecarregar os joelhos, proporcionado desconfortos e lesões que podem ser evitadas sem sobrecarregar o corpo humano durante a corrida.
O fato é que pesquisas como estas são importantes para entendermos melhor o funcionamento do corpo humano e as reportagens nos jornais e nas revistas especializadas servem para nos informar, mas o importante é saber que a corrida deve ser praticada de acordo com seu condicionamento físico e ter atenção também onde a corrida é realizada, nas esteiras e em terrenos duros com tênis e nos terrenos mais macios (areia) correr descalço pode ser mais recomendado. Consulte regularmente seu médico para controle de sua saúde e siga sempre a orientação do profissional de educação física, ele lhe dará todas as informações necessárias para a prática saudável de sua corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário