quinta-feira, 19 de novembro de 2009
PALESTRA DESENVOLVIMENTO MOTOR
Uma criança chutando ao gol, não é a associação entre E ® R o ponto principal na forma de representação da ação humana, mas sim o que ocorre entre eles, ou seja, aquilo que o Ser Humano percebe, escolhe e organiza para encontrar a melhor resposta para o estímulo que é apresentado (AÇÃO).
O professor deve orientar o aluno, indicando os estímulos mais importantes no ambiente para que focalize a atenção sobre eles.
TEMPO DE REAÇÃO = duração entre E ® R
DESENVOLVIMENTO MOTOR
MOVIMENTOS NATURAIS:
Próprios da espécie humana, sem a necessidade de aprendizagem
• REFLEXOS: controle do corpo, preensão, manipulação, locomoção.
• RUDIMENTARES: extensão, flexão, adução e abdução, rotação.
• FUNDAMENTAIS: andar, correr, rebater, saltar, arremessar, rolar.
MOVIMENTOS APRENDIDOS:
• Determinados culturalmente pela necessidade de aprendizagem.
HABILIDADE ESPECÍFICA:
• Esporte
• Dança
• Arte
• Trabalho
OS PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
• Princípio da Totalidade ® A compreensão do ser humano, em sua totalidade
• Princípio da Continuidade ® Indica que o ser humano passa por uma série de mudanças contínuas ao longo da vida
• Princípio da Progressividade ® O ser humano adquire mais habilidade de forma progressiva.
• Princípio da Individualidade ® Não há uma pessoa essencialmente igual à outra.
SEQUÊNCIA NORMAL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
• MOVIMENTOS REFLEXOS ® Útero a 4 meses após o nascimento.
• MOVIMENTOS RUDIMENTARES ® 1 a 2 anos.
• MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS ® 2 a 7 anos.
• COMBINAÇÃO DE MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS ® 7 a 12 anos.
• MOVIMENTOS CULTURALMENTE DETERMINADOS ®A partir12 anos
APRENDIZAGEM MOTORA
Aprendizagem Motora é a melhora gradativa do desempenho de certo comportamento.
FASES DA APRENDIZAGEM
• FASE COGNITIVA: Começa a ter uma idéia dos movimentos que devem ser executados.
• FASE ASSOCIATIVA: O aluno apresenta um bom entendimento da meta e dos movimentos a serem executados, passando à correção dos movimentos escolhidos o que vai a uma significativa diminuição dos erros.
• FASE AUTÔNOMA : O aluno já é capaz de focalizar a sua atenção em outros aspectos que envolvam a execução do movimento, isto que o movimento em si já foi automatizado.
• ERRO ® O erro deve ser entendido como um fato a natural na aprendizagem.
• ATENÇÃO ® O professor deve orientar o aluno a executar apenas uma tarefa por vez, para então domina-lá.
• MEMÓRIA ® Para executar uma série de movimentos, o Ser Humano necessita guardar na memória a forma como os movimentos devem ser executados.
APRENDIZAGEM X PERFORMANCE
APRENDIZAGEM PROCESSO
PERFORMANCE PRODUTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SHOW DE BOLA ESTE SEU BLOG
ResponderExcluirPARABÉNS PELA INICIATIVA